Missão Ortodoxa da Proteção da Mãe de Deus
Igreja Ortodoxa Russa - Patriarcado de Moscou
Diocese da Argentina, Brasil e América do Sul
Terça Feira da Semana Luminosa: Os Santos Rafael, Nicolau e Irene
Os Santos Rafael, Nicolau e Irene

                             " E aos que estavam no Túmulo, Cristo deu a Vida!"


Recém-Descobertos  Mártires de Lesbos, os Santos  Raphael , Nicholas e Irene foram martirizados pelos turcos na Terça-feira Luminosa de 1463, 10 anos após a queda de Constantinopla.

Por quase 500 anos, eles foram esquecidos pelo povo de Lesbos.

"Bendisseram pois, a mão do justo juiz, o Senhor, que faz aparecer as coisas ocultas, "(2 Mac. 12:41).

Durante séculos o povo de Lesbos realizou procissões na Terça-feira Luminosa até  as ruínas de um mosteiro perto de Thermi, em uma aldeia a noroeste da capital, Mitilene.

Com o tempo, no entanto, ninguém conseguia se lembrar o motivo da peregrinação anual. Havia uma vaga lembrança de que uma vez ali , quando  havia um mosteiro naquele local, alguns monges tinham sido mortos pelos turcos. Mas não se sabia nomes, história.

Em 1959, um homem piedoso chamado Angelos Rallis decidiu construir uma capela perto das ruínas do mosteiro. Em 3 de julho do mesmo ano, os trabalhadores descobriram as relíquias de São Rafael, enquanto limpavam o terreno.

Após a descoberta da sepultura, fenômenos surpreendentes começaram a acontecer. Os ossos foram colocados em um saco por um homem chamado Ducas Tsolakis. Ele estava no comando das escavações. Ele não conseguia levantar o saco se devido ao peso excessivo. Então ruídos foram ouvidos do ossos e eles começaram a exalar um perfumado odor de incenso. Um dos escavadores chamado Leonidas Sideras chutou o saco e sua perna ficou dormente. A mão  de Tsolakis ficou paralisada . Ele não conseguia mais levantar o saco com os ossos.

Eles então foram incentivados a realizar uma oração pelos falecidos. Ao pedir ao sacerdote local para ser celebrado um oficio de memória dos falecidos, foi perguntado o nome do falecido.

Durante a noite, São Raphael apareceu ao sacerdote, contou quem ele era, e que nasceu na ilha de Ítaca.

Logo, os santos começaram a aparecer para vários habitantes de Lesbos e revelou os detalhes de sua vida e martírio. Tudo isso está registrado no livro "O Grande Sinal", de  Photios Kontoglou de 1962 .
São Raphael nasceu na ilha de Ítaca por volta de 1410, e foi criado por pais piedosos. Seu nome de batismo era George, mas ele foi chamado de Rafael quando foi tonsurado monge. Ele foi ordenado para o santo sacerdócio , e depois foi elevado a condição de  Arquimandrita e Chanceler(Protosingelos).

Em 1453, São Raphael estava vivendo na Macedônia com seu companheiro monástico, o diácono Nicholas , um nativo de Tessalônica. Em 1454, os turcos invadiram a Trácia, quando então os  monges já haviam  fugido para a ilha de Lesbos. Eles se instalaram no Mosteiro da Natividade da Mãe de Deus perto Thermi, onde São Rafael tornou-se o igumeno.
Na primavera de 1463, os turcos invadiram o mosteiro e capturaram os monges. Eles foram torturados da Quinta-feira Santa até terça-feira Luminosa.

São Raphael foi amarrado a uma árvore, e os turcos  serraram o seu maxilar, o  matando.

 São Nicolau também foi torturado e morreu ao testemunhar o martírio dos seu  pai espiritual .

Ele apareceu aos fieis indicando o lugar no qual estavam suas relíquias, e  em 13 de junho de 1960 elas foram descobertas. Santa  Irene era uma menina de doze anos de idade, filha do prefeito da aldeia, chamado Basilio.

Ela e sua família foram ao mosteiro para avisar os monges sobre a invasão dos turcos.

Os turcos a capturaram, e diante dos seus pais deceparam os seus braços. Ainda viva, a menina foi colocada em um barril de barro  e um fogo foi aceso debaixo dele, a sufocando-a .

Esses tormentos ocorreram diante dos olhos de seus pais, que também foram condenados à morte.

Seu túmulo e o barril de barro foram encontrados em 12 de maio 1961, após os santos  Raphael , Nicholas e Irene terem aparecido para as pessoas e lhes dito  onde  estavam as relíquias. 

Os outros que também receberam a coroa do martírio naquele dia foram os pais de Irene, São Basílio e Maria; Theodoro, o professor da aldeia, e Eleni, o primo de 15 anos de Santa Irene
Os santos apareceram separadamente e em conjunto, dizendo às pessoas que gostariam de ser lembrados.

Eles pediram que seus ícones fossem  escritos, que um serviço da Igreja fosse  composto para eles, e eles indicaram o local onde suas relíquias sagradas seriam  encontradas.

Com base nas descrições de quem tinham sido dadas por aqueles que tiveram a visão dos santos,  o mestre iconógrafo Photios Kontoglou pintou seu ícone. 

O memorável Pai Gerasimos da Pequena  Ermida de Santa Ana no  Monte Athos compôs o ofício de memória e glorificação dos Santos.

Muitos milagres aconteceram em Lesbos, e em todo o mundo.

Trecho dos ensinamentos de São. Raphael dado a vários indivíduos através de suas aparições

                                                                 1. Cristo e Nós

Só onde Cristo habita há bem-aventurança. Só onde há  Cristo  há repouso celestial. Só onde há Cristo  há verdadeira e inexprimível alegria.

Cristo, com seu amor incessante por nós e Sua grande humildade, nos ama e invisivelmente nos corrige e nos lembra através de Seus milagres que há vida no Reino dos Céus.                                                               
                                                            

                                                              2. O Caminho de Cristo


O caminho de Cristo é  difícil, mas com paciência, vontade e humildade, se faz progresso ... Trata-se de acolher a tribulação e o sofrimento, sem o qual não é possível  encontrar o caminho franco para o benefício de sua alma.                                          

                                                       

                                                             3. Arrependimento e Regeneração

Quando uma pessoa está em um estado de escravidão do pecado e tem a tristeza  como um obstáculo e não consegue se concentrar, isso significa que ele está sem a regeneração de nosso Salvador Jesus Cristo, pois  está longe Dele.


Mas quando um homem "cai em si " e sente que sua alma está longe de Deus e torna-se consciente da sua pecaminosidade, e com lágrimas de arrependimento suplica nosso Pai Celestial para perdoá-lo e trazê-lo de volta para a alegria celeste de nosso Cristo, então a regeneração da alma ocorre.                                                               


                                                                 4. Cuidado da alma


Quando se atenta para a vigilância e o zelo cristão, este cura a alma e não permite que ela seja perdida .... Não deixe que a sua alma se perca  na matéria, nas coisas corruptíveis do mundo.

A vida não tem valor se não tomarmos cuidado com a alma. Portanto, não vos deixeis extraviar e perder a sua alma. Leia com atenção os Evangelhos, porque estes foram escritos com a graça e a glória de Deus, para serem lidos pelos fiéis , para que a sua vida possa brilhar

.Nos dias em que um santo é comemorado, os cristãos devem orar com mais fervor, com contrição e amor, e suplicar o santo por suas orações junto a Deus, para a salvação de sua alma.

O dia da festa de todos os santos é para os cristãos um lembrete sério dos grandes sofrimentos que os santos experimentaram por causa da fé de Cristo. Eles foram glorificados por Deus e  por Sua glória, eles receberam um lugar no Reino dos Céus.

Vamos então homenagear os santos e invocar a oração deles, a fim de que eles possam nos fortalecer em nossa oração. E podemos ter certeza de que a nossa oração será ouvida por Deus.Um espírito sincero é aquele que não tem maldade dentro dele. Maldade é uma característica do maligno, que busca, por meio da maldade desviar o homem do caminho da virtude e de Deus.

Consequentemente, é necessário grande cuidado e esforço, a fim de que possa reinar na alma, um espírito sincero e puro.Quanto cuidado as pessoas atentam a fim de salvar a sua alma? Quais os medicamentos que eles usam, a fim de protegê-lo dos micróbios do pecado que ameaçam e como os combatem?

O Senhor indicou os remédios necessários : amor, oração fervorosa e humildade.

Os cristãos  devem empregar todos eles, buscando ao mesmo tempo a ajuda de Deus, poisa apenas  através desta  a alma  pode ser regenerada e ser libertada dos micróbios do pecado ... O pecado deve ser banido da alma: a cobiça, ganância, impaciência, e a imaginação inadequada.

Examine a si  próprio e se esforce  para se adornar  com amor, humildade, compaixão e esperança. Buscai a regeneração de sua alma, iluminada pela voz do Evangelho e será   ajudado por Deus. Com temor e amor pelo Pai Celestial, continue a semear as sementes da Palavra de Deus em terra fértil. Cultive o talento dado por Cristo para a salvação de sua alma.

 

CRISTO RESSUSCITOU !

    EM VERDADE RESSUSCITOU !                                                      

 

Share This:



< PreviousNext >