Missão Ortodoxa da Proteção da Mãe de Deus
Igreja Ortodoxa Russa - Patriarcado de Moscou
Diocese da Argentina, Brasil e América do Sul
A vida sem oração é impossível
Vigiai e orai sem cessar

A oração é, acima de tudo, uma conversa com Deus, um encontro com Ele; é um diálogo que envolve não só as nossas próprias palavras dirigidas a Deus, mas também a resposta de Deus.

Portanto, é importante que não só sejamos capazes de falar, mas também sejamos capazes de ficar em silêncio, para que possamos ouvir as mensagens divinas que são reveladas a nós através da oração.

Na oração é preciso ser absolutamente honesto. Aqui não pode haver nada de ambíguo ou artificial.

Precisamos estar diante de Deus como somos e dizer a Ele o que precisa ser dito, o que estamos pensando e sentindo.

Portanto, para a comunhão com Deus, não há necessidade de pensar em uma linguagem especial, procurar palavras especiais, ou escolher temas especiais.

Devemos orar a Deus ofertando o que o nosso coração está pedindo e anseiando.


É preciso orar continuamente.

Não basta orar de vez em quando, só quando precisamos de algo de Deus; devemos estar sempre orando: manhã, tarde, e ao longo do dia, por toda a nossa vida.

E no centro da nossa oração não deve haver nada específico que desejamos pedir de Deus, mas sim a busca pelo próprio Deus, porque o conteúdo principal da oração é sempre o nosso encontro com Deus, a possibilidade de O descobrir por nós mesmos.

Devemos orar não só por nós, mas também pelos os outros; não só para os nossos parentes e amigos, mas também pelos nossos inimigos.

Devemos orar a Deus não como indivíduos isolados, mas como pessoas que representam uma parcela da humanidade, falando com Deus não apenas em nosso próprio nome, mas também em nome da família humana, porque Deus é o Pai Celestial de cada um de nós .

Oramos não só a Deus, mas também para a Mãe de Deus e os santos porque eles são nossos protetores celestiais, nossos intercessores celestes.

Oramos ao nosso Anjo da Guarda para que ele nos proteger em todos os nossos caminhos.

Oramos não só para os vivos, mas também para aqueles que partiram, para que o Senhor conceda-lhes a paz e o repouso.

É importante enfatizar que a oração deve ser a base da nossa vida, aquela sobre a qual toda a nossa vida deve ser configurada.


A vida cristã deve corresponder à oração.


Se alguém é mal sucedido na oração, isso significa que este alguém está vivendo erradamente, que a sua própria condição espiritual não corresponde à oração.

Devemos aprender a orar; nos esforçando para que a oração possa chegar ao nosso coração e,a partir dele ascenda às alturas celestiais para chegar a Deus.

Vamos trabalhar em nós mesmos, para que a oração se torne o núcleo e fundamento da nossa vida.

Peçamos a Deus, a Mãe de Deus e os santos, que eles nos ensinem a orar, porque a vida sem oração é impossível, assim como é impossível viver e ser salvo sem Deus e Sua Igreja.

Metropolita Hilarion (Alfeyev).

Share This:



< PreviousNext >