Missão Ortodoxa da Proteção da Mãe de Deus
Igreja Ortodoxa Russa - Patriarcado de Moscou
Diocese da Argentina, Brasil e América do Sul
Domingo da mulher Samaritana

Sermão ofertado pelo Arciptreste Pavel Velikanov

Na leitura do Evangelho de hoje, ouvimos o Salvador afirmar inesperadamente que Ele é o Messias. Essa declaração ocorre diante de uma mulher que, ao que parece, é inimiga de qualquer judeu que acredite na Lei judaica - uma samaritana.

Durante esta conversa, como servir verdadeiramente a Deus, o lugar desta servidão e as condições de agradar a Deus são levantadas.

Gostaria de chamar sua atenção para um comentário que o Salvador faz, "Você adora o que você não sabe; Sabemos o que adoramos, pois a salvação é dos judeus ". Essas palavras revelam o paradigma da vida religiosa verdadeira. Muitas vezes você se depara com pessoas que estão convencidas em sua arrogância de que a vida religiosa, os cultos da igreja, e que tudo o que uma vida cristã ortodoxa gira em torno, são fatores imperfeitos, importantes apenas para aqueles que não alcançaram uma liberdade total em espírito.
Na realidade, é sobre o próprio auto-engano que Cristo o Salvador nos adverte . Devemos fazer mais do que adorar algum tipo de experiência pessoal, uma sensação pessoal do Divino. Nós devemos saber em quem nós acreditamos, quem nós adoramos, e quem realmente que nos dá respostas divinas.

A verdadeira adoração a Deus só é possível no Espírito e na Verdade. O espírito é criado por meio da forma; A Verdade é mantida pela Santa Igreja. E toda pessoa que freqüenta regularmente a Igreja, que participa nos Mistérios Divinos, sabe como essa participação nos serviços afeta a alma de maneira curativa e proveitosa.

Aqueles que pensam que a oração pessoal é suficiente para si, abandonam a si mesmos. Porque as pessoas frequentam a igreja não só para contar a Deus sobre seus problemas pessoais. Eles frequentam a igreja para se tornar uma célula do Corpo Único de Cristo, para estar perto de outros que, como eles, vieram a Deus ao ouvi-Lo chamar. Eles vêm para virar as costas aos seus problemas pessoais para as necessidades dos outros, tornando-se assim vivos e activos braços e pernas de Cristo, enquanto ainda aqui, na Terra.

Na leitura do Evangelho de hoje, o Salvador diz: "Deus é Espírito, e aqueles que O adoram devem adorar em espírito e verdade". Mas temos que aprender a adorar desta maneira e a melhor escola que pode nos ensinar esta arte das artes em suas formas extraordinárias e inexplicáveis são os Serviços da igreja. Quero desejar que cada um de nós faça mais do que ser participantes externos e formais do que ocorre na igreja, mas crescer para amar esse incrível tesouro de verdade e significância que é nossa adoração ortodoxa.

Share This:



< PreviousNext >