Missão Ortodoxa da Proteção da Mãe de Deus
Igreja Ortodoxa Russa - Patriarcado de Moscou
Diocese da Argentina, Brasil e América do Sul
Vida em oração
Cordão de Oração

Há alguns anos atrás, com as bênçãos do Reverendíssimo Padre José, Abade do Santo Monastério de  Xiropotamos  do Monte Athos,  foi reimpresso  em formato livreto um didático artigo  sobre o cordão de oração, que já  havia sido publicado na "Agioritiki Martiria , "uma revista impressa pelo  Monastério Xiropotamos.

Devido ao fato de que o livro revelou-se muito útil e por causa das necessidades pastorais de todos os irmãos ortodoxos de língua inglesa em todo o mundo, foi sugerido que este folheto deveria ser publicado em Inglês.

Agradecemos ao Reverendíssimo Padre José, Abade do Monastério Xiropotamos, por sua oferta e por seu amor.

                            ---------------------------------------------------------------------------------

O cordão de oração não se destina a ser utilizado apenas pelos monges, mas também pode ser usado por leigos e, em geral, por qualquer pessoa que queira orar a Deus.

O cordão de oração não é uma espécie de amuleto magico . Pelo contrário, é um objeto ortodoxo e santo usado apenas para orar e nada mais. 

Usamos o cordão de oração, a fim de orar secretamente.

Neste ponto, temos de constatar algo muito importante: existem muitos livros que se referem à oração. 

No entanto, antes de começar a seguir qualquer regra ou oração, devemos necessariamente pedir o conselho, a bênção e a orientação espiritual de nosso pai espiritual, ou seja, o sacerdote a quem nós confessamos nossos pecados. Isso é o que os Santos Padres nos ensinam ao longo dos séculos, a fim de evitar a ilusão e, portanto, para não perder o caminho ortodoxo correto.

Há duas maneiras pelas quais podemos orar usando o cordão de oração:

    1 - A qualquer hora do dia, quando temos tempo livre, sem ser vistos por qualquer pessoa, secretamente, seguramos  o cordão de oração com a mão e dedilhamos de nó a nó com o nosso polegar , da direita para esquerda ou o contrário, sussurrando simultaneamente ou meditando  a oração : "Senhor Jesus Cristo tem misericórdia de mim "ou" Santíssima Mãe de Deus salva-nos ".
    
2 -No momento da nossa oração regular, quando oramos seguindo a regra de oração que nosso pai espiritual nos disse para seguir, seguramos  o cordão de oração com a mão esquerda entre o polegar e o dedo indicador e dedilhamos nó a nó. 

Em cada toque no nó  simultaneamente, fazemos duas coisas: 

a) com a mão direita,  o sinal da cruz sobre nós mesmos 

b)  dizemos  a oração: "Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim". 

Quando terminamos todos os nós do cordão de oração, nós continuamos seguindo o mesmo procedimento, por tantas vezes quanto nosso pai espiritual nos disse para  fazer.

Esperamos que todos os nossos irmãos e irmãs em Cristo sejam ajudados por este pequeno livreto, que é o resultado da experiência de um monge anônimo do Sagrado Monte Athos. 

Esperamos, também, que todos usem  o cordão de oração na forma como os nossos Santos Padres nos ensinaram, mesmo aqueles que vivem em uma cidade e não em um mosteiro.

-Thessaloniki, Grécia , Arquimandrita José

+ + +

                               Meditações de um monge da Montanha Santa 


Detenhamo-nos por um momento  apenas a olhar para um cordão de oração,  e vamos perceber como  este é  feito no Monte Athos,  de lã preta . Um cordão de oração assim é uma bênção vinda  de um lugar sagrado. 

Como tantas outras que temos na Igreja, é uma bênção preparada e que nos foi dada por um irmão ou pai em Cristo, uma testemunha viva da tradição viva. 

 

O cordão é preto, a cor do luto e da tristeza, e isso nos lembra que devemos ser sóbrios e sérios em nossas vidas.

Nós somos ensinados que a oração arrependida, especialmente a Oração de Jesus, pode trazer-nos aquilo que os Santos Padres chamam triste alegria , em  grego "Harmolipi".

Lamentamos por nossos pecados e por nossas fraquezas e falhas diante de Deus, perante  nossos semelhantes e de nós mesmos, mas em Cristo, que derrama a Sua misericórdia e perdão a todos os que invocam o Seu nome, essa tristeza se torna uma fonte de alegria e conforto.

Este cordão atado a oração é  de lã, ou seja, foi tirado  de uma ovelha, o que é um lembrete de que somos ovelhas racionais do Bom Pastor, Cristo, o Senhor, e também uma lembrança do Cordeiro de Deus que tira os pecados do o mundo ( João 1:29).

A cruz contida no cordão nos fala do sacrifício e da vitória da vida sobre a morte, da humildade sobre o orgulho, do auto-sacrifício sobre o egoísmo, da luz sobre as trevas.

E o pendão? Bem, você pode usá-lo para limpar as lágrimas dos seus olhos, ou, se você não tem lágrimas, para lembrá-lo de chorar porque você não consegue chorar.

Além disso, desde os tempos do Antigo Testamento, pequenos nós ter sido uma decoração para vestes sagradas, uma lembrança da tradição sagrada em que participamos quando usamos o cordão de oração.

As orações com o cordão  são feitas de acordo com uma tradição cuja origem se perde na antiguidade.

 A história conta sobre  um monge que decidiu fazer um cordão de nós que ele poderia usar na realização da sua regra de oração diária. Mas o diabo  desatava os nós que ele fazia  no cordão, frustrando os esforços do pobre monge. Então um anjo apareceu e ensinou o monge um tipo especial de nó que consiste em laços de cruzes entrelaçadas, e estes nós o diabo não foi capaz de desfazer.

Ha cordões de oração de várias  formas e tamanhos. A maioria deles tem  uma cruz tecida  ou anexada ara marcar o "fim" das orações, e também têm algum tipo de marcador após cada 10, 25 ou 50 nós ou contas.

Existem os  de lã ou seda, ou outros materiais, mais elegantes ou mais simples. Uns são feitos de contas ou das sementes secas de uma planta chamada "Lágrimas da Mãe de Deus".

O cordão de oração é um dos itens dados a um monge cristão ortodoxo no momento da tonsura: é dado a ele como sua espada espiritual com o qual ele, como soldado de Cristo, deve lutar a  guerra contra nosso inimigo espiritual, o diabo.

Esta espada é empunhada ao invocar o nome de nosso Senhor e Deus e Salvador Jesus Cristo, em um pedido de misericórdia por mim, pecador.

Esta oração pode ser dita  também de uma forma mais curta, como por exemplo: "Senhor Jesus Cristo, tem misericórdia de mim", ou de uma forma mais longa, como: "Pelas orações da Santíssima Mãe de Deus e todos os santos, Senhor Jesus Cristo, tem piedade em mim. "

Outras orações curtas: a oração do publicano: "Deus, tem misericórdia de mim, pecador" ( Lucas 18:13), a oração à Mãe de Deus: " Santíssima Mãe de Deus salva-nos", ou outras orações curtas para o Anjo da Guarda, a santos individuais ou para todos os santos também podem ser oferecidas com o auxílio do cordão de oração.

Uma forma comum de tal oração é: Santo Anjo da Guarda ou Santo (nome)-ore a Deus por mim.

Mudando as palavras destas orações curtas e dizendo: "tem misericórdia de nós", ou "rogai por nós", ou incluindo o nome ou nomes de pessoas que querem orar, também podemos usar o cordão de oração para as orações de intercessão . Isso vale também para aqueles que já partiram desta vida: "Dê descanso Senhor a alma do teu servo(nome)."

Quando os monges carregam o cordão em suas mãos, ele serve como um lembrete de sua obrigação de orar sem cessar, de acordo com o mandamento do Santo Apóstolo Paulo: "Orai sem cessar".

Qualquer pessoa pode manter um cordão de oração no bolso ou em algum outro lugar discreto onde possa ser facilmente utilizado despercebido quando em situações em que é melhor rezar ou lembrar a oração em segredo, sem atrair a atenção dos outros.

O cordão de oração também pode ser colocado sobre a cabeceira de nossa cama, em um automóvel, com uma pequena cruz ou ícone, ou em outros locais apropriados, como um lembrete de oração e uma espécie de bênção e uma presença santa e divina em nossas vidas.

Mas agora, vamos tratar  brevemente do principal uso para o qual foi feito este cordão de oração.

O propósito deste objeto  é  nos ajudar a oferecer as nossas orações diante de Deus e Seus santos.

Mas para além de servir como um lembrete externo e uma bênção presente conosco, como pode este pequeno cordão nos ajuda a orar?

É claro que podemos orar sem um cordão de oração,  e há momentos em que usando o cordão de oração pode se tornar uma distração para nós, em nossas tentativas para se concentrar em oração.

Com isso em mente, vamos considerar algumas maneiras em que o cordão de oração pode ser de ajuda.

Há momentos em que a nossa oração é fervorosa e é fácil para nós  orar. Ja há momentos em que nossos pensamentos estão tão distraídos que é praticamente impossível se concentrar em oração. Isto é especialmente verdadeiro quando se tenta manter uma regra de oração todos os dias. Alguns dias ela vai muito bem, mas outras vezes, se não a maior parte do tempo, nossos esforços parecem ser em vão.

Mas porque somos "criaturas de hábito", como diz o ditado, é muito proveitoso para nós separar um tempo especial e regular (ou várias vezes) durante o dia para a oração.

O tempo da noite antes de ir para a cama é uma boa hora, pois é importante  terminar o dia com uma oração.

Pela manhã, ao despertar do sono, também é bom, para  começar o novo dia com uma oração. E claro, outros momentos do dia em que a pessoa seja  capaz de ficar quieto e se concentrar.

Se estamos tentando estabelecer uma regra de oração em nossas vidas, não vamos buscar o tempo de exceção, por isso devemos encontrar um momento em que a cada dia podemos encontrar algum sossego, a fim de concentrar-se e voltar os olhos da alma para Deus.

Podemos  ler algumas orações que conformam um livro de orações, como parte desta regra, ou outras formas, como a leitura de literatura religiosa, refletindo sobre os acontecimentos do dia passado , e assim por diante.

Mas uma das maneiras mais eficazes para encontrar beneficio de uma regra de oração é realizar  um número definido da Oração de Jesus regularmente a cada dia.

Essa prática  não precisa ser grande,  ela pode mesmo ocupar apenas  15 minutos mais ou menos, mas vão ser 15 minutos do nosso dia que vão pertencer a Deus, os pequenos grãos de sal que vão  adicionar sabor à nossa vida cristã.
Esta prática é recomendada por muitos médicos para o bem da saúde física de uma pessoa, especialmente na superação de stress. Nada melhor do que ter a mão este pequeno cordão no bolso, e em vários momentos  ao longo do dia sorver os preciosos tesouros da oração, um tesouro que ninguém pode roubar de você, e que é reservado para você nos céus ( 6 Mat.: 20).

Na manutenção de um número consistente de orações, como parte de uma regra  diária, um cordão de oração pode ser bastante útil.

Com o cordão de oração, você pode oferecer um determinado número de orações e concentrar-se nas palavras da oração que você oferece.

Depois de recolher os seus pensamentos, tome a cruz sobre o cordão de oração em sua mão esquerda, segurando-o levemente entre o polegar e o dedo indicador. Então, fazendo o sinal da cruz sobre si mesmo em voz baixa, sussurre a Oração de Jesus.

A partir do momento em que os seus pensamentos venham a se tornar  mais concentrados, você pode não precisar  continuar a fazer o sinal da cruz  e pode deixar de fazer a oração de forma  audível. Já nos momentos em que  a concentração esteja  difícil, use o sinal da cruz e sussurre como um meio para ajudar a manter sua mente em oração.

É bom ficar de pé, com a cabeça inclinada, em uma posição humilde, algumas pessoas gostam de levantar as mãos ao longo do tempo em seus pedidos de misericórdia. Mas outros acham que é mais útil se sentar ou ajoelhar-se, com a cabeça baixa, a fim de se concentrar. Depende muito de cada  indivíduo e também de sua saúde e formação.

O importante é que cada um seja  capaz de se manter calmo e concentrado nas palavras da oração que  repete.

O cordão de oração também é uma maneira conveniente de manter o controle do número de arcos(sinal da cruz sobre si) ou prostrações que uma pessoa faz durante a sua regra de oração.

Fazer o sinal da cruz sobre si mesmo e, em seguida, curvando-se a partir da cintura e tocando o chão com as próprias mãos, ou curvando-se de joelhos e tocando a testa no chão são formas muito antigas de oferecer orações a Deus e Seus santos.

Pode-se combinar esses arcos ou prostrações com a Oração de Jesus ou qualquer das orações curtas que mencionamos acima.

A ação física de se curvar ou ajoelhar pode contribuir para o fervor da oração e dar expressão à nossa súplica, como nós nos humilhamos diante de Deus.

Esta é uma maneira em que podemos executar o comando apostólico para louvar a Deus tanto em nossas almas e em nossos corpos.

Muitas pessoas usam o cordão de oração quando se deitam para dormir. Depois de assinar sua cama com a cruz, eles tomam o seu cordão de oração, abençoam-se com o sinal da cruz ao deitar na cama, e oram em silêncio com o cordão de oração até que adormeçam.

Acordar com o cordão de oração ainda em seus dedos ou próximo a você no travesseiro ajudam a começar o novo dia com uma oração, e terminar  o dia anterior com a oração silenciosa é uma maneira ainda melhor para se preparar para um começo de oração do novo dia, isso sem mencionar que ao adormecermos orando , estamos nos preparando para a hipótese de iniciarmos bem o  Dia Eterno , pois podemos adormecer naquela noite para a morte.

Outros tomam o seu cordão na mão durante em momentos ociosos, como em deslocamentos e viagens.

A qualquer hora do dia, sempre que você se lembrar  de fazer isso, você pode tomar o cordão de oração em seus dedos, e a associar esta  ação com a oração que você oferece em outros momentos. Isso pode o ajudar  a concentrar-se e oferecer algumas orações durante o curso do dia. E este é um passo importante no sentido de cumprir o mandamento de orar sem cessar.

O santo bispo Inácio Brianchaninov menciona que os longos ofícios realizados na Igreja Ortodoxa também são uma boa oportunidade para orar com o cordão.

Muitas vezes, há momentos em que é difícil concentrar-se nas palavras que estão sendo lidas ou cantadas, e é mais fácil concentrar-se em silêncio sobre as suas próprias orações particulares, sejam elas orações extemporâneas para alguma necessidade especial, orações repetitivas ou salmos que sabemos de cor, ou repetir alguma breve oração, especialmente a oração de Jesus, com a ajuda do cordão oração.

Na verdade, isso muitas vezes ajuda a pessoa a concentrar-se melhor sobre o oficio em si, algo mencionado por São Serafim de Sarov.

Claro que quando estamos orando nos ofícios, a nossa oração se une à de toda a Igreja.

Estamos constantemente ocupado por todos os tipos de pensamentos que aparecem em nossas cabeças, e parece que quando mal começar a rezar , já nos pegamos pensando em outra coisa.

Aqui, novamente, a presença física do cordão de oração em nossos dedos pode nos ajudar a nos recuperar e voltar para a nossa tarefa de oração mais rapidamente. Ou então, o tocar com um dos marcadores ou com a cruz do cordão com nossos dedos pode  nos lembrar que deixamos de ofertar as orações que pretendemos oferecer. E assim, de imediato,  podemos oferecer as nossas orações novamente sem ficar mais enredados em nossos pensamentos sobre como é fácil se distrair da oração a Deus...

Aqui tocamos na grande ciência da oração, que os santos padres têm chamado a "arte das artes". Há uma grande e rica literatura escrita pelos grandes homens de oração de todas as eras que podem ajudar a guiar-nos em aprender, com a ajuda de Deus, esta maior e mais benéfica de todas as ciências.

A Regular a leitura do Santo Evangelho, a vida dos santos e outras obras devocionais e literatura espiritual podem  ser de grande ajuda. Obras como a Philokalia contem instruções e direção importante e inspiradora para se aprender a orar como um cristão, que é um aspecto essencial do ser cristão.

Mas acima de tudo,  é preciso obter  a graça de Deus na Igreja, especialmente na comunhão dos santos mistérios.

Estes são apenas alguns pensamentos introdutórios sobre como podemos fazer bons usos de um cordão de oração. Mas o importante é começar a rezar.

O cordão de oração não ora por si só, embora alguns deles sejam tão magníficos que podem dar essa impressão.

Novamente, ele  é uma importante e tradicional ferramenta  na oferta de orações e, especialmente, para uma regra diária da oração.

Mas o importante é se concentrar nas palavras da oração, para oferecer sinceras orações a Jesus Cristo, nosso Senhor e Deus.

Se este pequeno cordão de oração ajuda-o a fazer uma oração ou a lembrar de orar ou o ajuda de alguma forma a tornar-se mais orante, ele terá cumprido seu objetivo, ele vai ter o amarrado mais de perto e mais intimamente com Cristo, nosso Deus, e também vai te fazer ficar   mais perto do Reino de Deus, pois "o Reino de Deus está dentro de você." ( Lucas 17:21).                                                               


Devemos citar,  mais uma vez, que em relação a qualquer regra de oração, com ou sem cordão de oração, ou qualquer outra regra (jejum etc), a primeira e a última palavra tem que ser dita por nosso pai espiritual, a fim de evitar a ilusão, como os Santos Padres nos ensinaram.

Share This:



< PreviousNext >
image
São Tomé
08/05/16